Lícia D'Ávila - Doctoralia.com.br

Receitas por categoria

Nutrição funcional, receitas sem glúten, sem açúcar e de baixo carboidrato (Lowcarb).

Suco funcional antiinflamatório e antioxidante

Suco funcional antiinflamatório e antioxidante

curcuma

Este suco refrescante além dos benefícios de cada ingrediente para a saúde, é um poderoso antioxidante e antiinflamatório. Veja a seguir:

A cúrcuma (Curcuma Longa) é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, e tanto a sua folhagem quanto a raiz são bastante parecidas, diferenciando-se basicamente pela coloração interna. Enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um alaranjado profundo.

A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório muito efetivo para o tratamento de doenças inflamatórias como artrites, tendinites e inflamações em geral. A planta também é um excelente purificador do sangue efetivo também no controle do colesterol. Os chineses a usam nos seus tratamentos medicinais há mais de quatro mil anos e seu consumo é bastante seguro.

O principal princípio ativo de chá verde é um flavonóide chamado galatato de epigalocatequina. Os efeitos antioxidantes dos flavonóides presentes no chá verde são conhecidos. Ele ajuda a prevenir a oxidação celular e o envelhecimento. Ajuda também a combater os radicais livres causados pela inflamação.

A hortelã ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente. Ele aciona o funcionamento das glândulas salivares e várias enzimas digestivas. Tem um forte aroma que a torna útil no alívio do estresse. É consumida para prevenir muitas doenças respiratórias. É útil contra infecções de garganta. Seu cheiro forte ajuda na limpeza da traquéia e remove o bloqueio nariz e congestões respiratórias. Melhora a asma por causa do seu aroma. A hortelã é benéfica para a pele. Tem propriedades antiinflamatórias e antipruriginosas. É uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele.

Ingredientes

  • 1 litro e meio de água filtrada
  • 1 punhado de folhas frescas de hortelã
  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma (açafrão)
  • 6 colheres de sopa de chá verde em pó (se for feito em infusão, utilize a água do chá ao invés da água filtrada)

Modo de preparo

Para preparar o suco lave uma folha de couve manteiga e a hortelã, retirando todos os resíduos que possam haver, e depois deixe-as esterilizar em solução de água com 2 gotas de hipoclorito por cerca de 30 minutos. Escorra, mas não lave novamente.

Coloque em liquidificador a água, a couve, as hortelãs, a cúrcuma e o chá verde.

Bata em velocidade média.

Despeje o conteúdo em uma jarra, passando por uma peneira, de forma a reter os resíduos, que você poderá aproveitar para um refogado ou sopa.  Eu bato a couve primeiro, coo, antes de misturar com o restante.

Acrescente adoçante e gelo a gosto.

Sirva logo depois de bater, para os nutrientes voláteis não se perderem.

Saúde !!!

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *