Clique e assista: Kefir uma joia da natureza (vídeo no canal Revigorando).
Kefir – O que é?
O kefir advém da palavra turca keyif que significa sentir-se bem. Tem origem nas montanhas do Cáucaso, na Rússia. Os caucasianos acreditavam ter recebido os grãos do profeta Maomé e este por sua vez, de Alá. Assim, os grãos foram transmitidos de geração em geração, como forma de passar boas energias, sentir-se bem a todos que o recebessem.
Com o passar dos anos, o sentir-se bem com o uso rotineiro do kefir, vem sendo confirmado pela ciência, sendo muito mais que uma bebida saborosa. É um alimento poderoso, que vem sendo valorizado pelos cientistas nos últimos anos e que contribui para a saúde como um todo.
Meu espírito de pesquisa sempre me leva a buscar evidências em tudo que se diz milagroso no tocante à saúde, portanto busco estudar as publicações científicas existentes sobre o assunto. Isso me levou a entender o poder então atribuído ao kefir.
Comecei a cultivar os grãos em casa e a consumir o kefiran, avaliando assim seus efeitos. Como normalmente consumo probióticos em pó, comprados, substituí pelo kefir, que por ser cultivado em casa, não gera gastos a não ser do leite ou leite de coco.
Percebi grande diferença no potencial de ação do kefir comparado ao probiótico de lactobacillus que eu vinha consumindo. A mudança foi notória.
Há muito já se vem recomendando o uso de alimentos fermentados para a saúde por seus efeitos probióticos.
Mas o que são alimentos probióticos ?
São alimentos ricos em microorganismos benéficos ao ser humano. Estes microorganismos populam a flora bacteriana intestinal e ajudam na defesa contra doenças, fortalecem o sistema imunológico, regulam o intestino, colaborando para a saúde como um todo.
O kefir tem como principal característica ser um excelente probiótico, uma vez que é composto por um conjunto de bactérias e fungos, principalmente o mais comum, da espécie Lactobacillus sp. Mas a microbiota presente no kefir, é bem mais rica que em qualquer outro alimento probiótico. São por volta de 34 espécies de bactérias e fungos benéficos ao organismo, podendo variar os tipos, de cultura para cultura, uma vez que os grãos são repassados pelo mundo.
É um composto líquido fermentado, enriquecido com vitaminas, aminoácidos, dióxido de carbono, acetoina, álcool e óleos essenciais que mostraram ter efeitos benéficos à saúde.
Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobateriumsp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus.
Propriedades do Kefir
1) Propriedades antimicrobianas – Candidíase
O kefir tem um efeito bactericida contra muitos organismos patogênicos devido à sua produção de ácidos orgânicos, peróxido de hidrogênio, acetaldeido, dióxido de carbono e bacteriocinas.
Nos estudos relacionados ao final do artigo, verificam-se inibições de crescimento de diversos microorganismos como: Escherichia Coli, Listeria monocytogenes, Salmonella typhimurium, S.enteritidis, S. flexneri,Yersinia enterocolitica,Candida albicans.
Sendo então um grande aliado na cura de candidíase, problemas gástricos e intestinais.
2) Propriedades anticarcinogênicas
A propriedade anticarcinogênica encontrada no kefir, advém da capacidade indireta de estimular o sistema imunológico promovendo a atividade dos linfócitos T, que irão agir na destruição de invasores, inclusive o câncer. É uma ação de controle da doença indireta.
3) Diminuição do colesterol total
Diversos estudos constataram uma redução da biossíntese de colesterol no fígado, e um aumento na degradação dos ácidos biliares pelas espécies de Lactobacillus presentes. Tais fatores contribuíram para a redução do colesterol, embora mais estudos se façam necessários sobre o assunto.
4) Melhora no processo de digestão da lactose
Estudos científicos (relacionados ao final do post) verificaram na microbiota diversificada do kefir, uma capacidade de galactosidase (enzima de digestão da lactose, não eficiente para as pessoas com intolerância à lactose), capaz de converter lactose em glucose e galactose. Permitindo assim, o metabolismo da lactose sem dificuldades.
5) Acelera o processo de cicatrização
O gel do kefir feito de kefiran, mostrou-se mais eficaz na redução de feridas infectadas do que aquelas tratadas a base de emulsão clostebol–neomicina. O ácido láctico, acético, polissacarídeos e outros componentes presentes no kefir, foram fatores importantes nas propriedades de cicatrização.
6) Propriedades probóticas e prebióticas
Kefir é um sistema microbial complexo, não apenas nutricionalmente benéfico, mas igualmente capaz de inibir patógenos naturalmente presentes nos alimentos como aqueles que causam danos graves à saúde.
Muitos alimentos probióticos conhecidos do nosso cotidiano e formulados contém um número limitado de bactérias benéficas. Já o kefir pode ser considerado um exemplo interessante de simbiose microbial. Adquiriu forte resistência contra muitos microorganismos e com isso aumentou a nossa resposta imunológica, permitindo que o organismo humano busque a cura natural de problemas de saúde, assim como facilite a regressão de doenças.
Como propriedades prebióticas, consideram-se os oligossacarídeos fermentáveis não digeríveis, presentes no kefir, que promovem a saúde. Estes compostos são conhecidos por promover melhora no status nutricional, assim como proteção carcinogênica, mutagênica, controle da flora intestinal e resistência gastrointestinal.
Forma de preparo
Passo 1 – Verifique um doador em sua região clicando aqui: Probióticos Brasil
Passo 2 – Ao receber os grãos de seu doador, lave-os em água filtrada. Todo o cuidado com a higiene no manuseio é extremamente necessário para que outros fungos ou bactérias maléficas não venham a se instalar no líquido e contaminar a bebida.
-
Preparo para kefir de leite :
Para cada colher de sobremesa de kefir, em um recipiente de vidro, porcelana ou plástico, adicione 500 ml de leite longa vida, ou qualquer outro tipo, desnatado, integral, e mesmo leite de coco.
Tampe o recipiente e deixe fermentar no mínimo por 12 horas e no máximo por 48 horas, fora de geladeira. O calor acelera o processo de fermentação.
Passado o tempo de fermentação, você irá notar a formação de um gel muito parecido com iogurte, e a formação de soro.
Utilize colheres e quaisquer utensílios de plástico para mexer o líquido, jamais de metal, para evitar reação com a acidez da mistura.
Pegue uma peneira e coe o líquido, separando os grãos, que deverão ser reutilizados para nova fermentação.
Se for utilizar leite de coco, o meu preferido, não haverá sorificação, a fermentação acontece de forma homogênea, ligeiramente mais pastosa.
Alguns cuidados devem ser tomados no preparo de kefir com leite de coco. Nunca deixe os grãos sempre se alimentarem somente de leite de coco. Eles precisam para se desenvolver da lactose e outros compostos presentes no leite. Portanto intercale as fermentações, deixando os grãos por 3 vezes em leite e depois duas em leite de coco. Assim eles continuarão crescendo e produzindo.
Preparo para kefir de água :
Utilize a seguinte proporção: para cada 3 colheres de sopa de grãos de kefir, junte 250 ml de água filtrada ou fervida e uma colher de sopa de açúcar mascavo.
O tempo de fermentação, coagem e utensílios será o mesmo.
Tome diariamente o líquido resultante da fermentação para manter sua flora bacteriana e sistema imunológico em dia !
Pode ser misturado a frutas, sucos, ou ingerido como iogurte. Dê preferência para uso sem aquecimento.
Kefir é saúde e boas energias !!!!
Referências bibliográficas:
John Stephen Moses; Sirirat Deeseenthum. Properties and benefits of kefir -A review. Thailand: Songklanakarin J. Sci. Technol.p. 275-282, May-Jun. 2015.
fiz kefir com meio leite meio leite de coco e o resultado foi horroroso. Cheiro e gosto horrível. o que pode ter acontecido? Agora lavei e usei o de leite. Fica muito ácido se deixo mais de 12 horas. O que devo fazer para parar um pouco. posso congelar???
Oi Stella, tudo bem?
Acredito que você deve ter usado pouco leite para muito grão de kefir. Talvez também por este motivo você notado que fica muito ácido após as 12 horas.
Para você equilibrar melhor as quantidades, te recomendo colocar uma colher de sopa de grãos para 1 litro de leite como parâmetro de medida. Após as 16 horas, se você ainda notar muita acidez, pode ser acrescido leite na hora de tomar, e você aumenta também na próxima vez que fizer, aí vai ajustando o sabor. Eu sempre faço só de leite normal, e depois faço só com leite de coco. O sabor sem misturas fica muito bom, na minha opinião. Para parar um pouco, sim, você pode congelar os grãos!!! Você faz assim: lave os grãos em água filtrada, coloque em recipiente de plástico, cubra-os com água filtrada novamente e leve ao freezer. Quando quiser voltar a fazer, basta retirar do freezer, coar a água e acrescer leite. Pronto !
Olá Bom dia..
O Kefir pode ser feito com leite de amêndoas, ou leite de castanha de caju?
Pois não tomo leite de vaca.
Agradeço pela resposta
Abraços Jurema
Jurema, pode ser feito com leite de coco. O cuidado que se deve ter, é fazer intercalado uma vez com leite de coco, e intercalar com leite de vaca.
Porque as bactérias benéficas do Kefir são seres vivos que se alimentam do açúcar do leite para viverem.
Se ficarem só no leite de coco, elas acabam morrendo.
Tem o Kefir de água, que vc pode usar para seu caso. Este é outro grão que fermenta no açúcar.
Espero que dê certo, o Kefir é sensacional!!
Extraordinária apresentação. Com conhecimento de causa, simplicidade na apresentação, facilidade na explanação e mensagem de fácil entendimento eaplicação. Obrigado.
Maravilha de vídeo em prol da boa saúde e qualidade de vida. Extraordinário!!!
” ESTOU PROCURANDO PORQUE MEU PAI FAZ CONTROLE DA DIABETES E VOU PERGUNTAR PARA O MÉDICO SE PODE TOMAR . ALGUEM PODE ME LIGAR :
TELEFONE : 3011- 3404 (CLARO)
Gilmar,
Verifique por gentileza a lista de doadores de kefir cadastrados. Estas pessoas tem em quantidades suficientes para doar. Veja site probióticos brasil descrito nesta página.
Para diabéticos não há restrições do uso de kefir. Um abraço e boa sorte com o seu pai.
Belo Post, estou atrás do Kefir na minha região, tentando entrar em contato com as pessoas na lista que postou no site.
Espero que encontre, boa sorte!