fbpx

Ame a si próprio, persista em seus objetivos, a sua saúde é o seu maior bem !

  • Monitore sua taxa de glicose diariamente, logo ao levantar-se e duas horas após o almoço. Ao levantar-se, a taxa de glicemia em jejum deve estar entre 65 a 99. Antes de refeições, a dosagem de glicose deve estar entre 80 e 120, e duas horas após as refeições, 140 ou menor. O ideal é manter a hemoglobina glicada (taxa HbA1c) abaixo de 6. Acima de 7 mostrará um controle falho da glicemia. Examine a HbA1c a cada 3 meses.
  • Os três macro-nutrientes que consumimos são: proteínas, gorduras e carboidratos. Os carboidratos afetam ou aumentam a taxa de açúcar no sangue em maior grau.

 Quanto a alimentação correta você DEVE:

  • Pratique a contagem de carboidratos da sua refeição. Verifique o quanto de carboidrato cada alimento possui em sua composição nutricional.Quanto menor for a quantidade de carboidratos consumidos em uma refeição, evitamos os picos de insulina. No entanto, o caminho mais indicado para o aporte energético adequado, é fazer a opção por carboidratos complexos, que tenham uma baixa curva glicêmica e portanto tenham lenta absorção intestinal. Tanto os picos de insulina serão evitados, como favorecem o aporte de fibras, essencial para evitar-se diversas patologias. Exemplos de carboidratos complexos são o arroz vermelho, 7 grãos, integral, aveia, psyllium, farelos, centeio, frutas com casca, etc.
  • Controlar a ingestão de grãos (trigo, cevada, centeio, cevadinha, gérmen de trigo) em preparações feitas, bolachas, massas, arroz, açúcar, produtos industrializados, sucos adoçados e de caixinha, milho, frutas, balas e doces, frituras e salgadinhos.
  • Evite refrigerantes mesmo os diet. Hidrate-se tomando bastante água, se possível dois litros ao dia.
  • Escolher o adoçante correto, junto ao seu nutricionista. O ciclamato monossódico foi proibido nos Estados Unidos e ainda faz parte no Brasil junto a composição da maior parte dos produtos e bebidas diet. A sacarina sódica é outro agente tóxico, prejudicial aos hipertensos por conter sódio (Na+). A STEVIA, por ser natural, reduz as cáries e não provoca resposta insulínica. Há ainda o Xilitol e Eritritol e a Sucralose, o adoçante mais utilizado no mundo.
  • Procure utilizar o azeite extra virgem para suas preparações quentes e frias. Escolha um azeite composto para utilizar em preparações quentes e um extra virgem de boa qualidade para saladas, e pratos frios.
  • Eliminar os cremes vegetais que contenham gorduras hidrogenadas. Verifique os rótulos dos alimentos.
  • Consumir a linhaça, farinha de coco, farinha de castanhas e castanhas cruas ou torradas, como a amêndoa, castanha de caju, semente de girassol, gergelim, amendoim, castanha do pará. São excelentes fontes de carboidratos, proteínas e gorduras, além de ricas em vitaminas. Veja as receitas que serão sempre colocas nos posts para ajudar neste processo.
  • Praticar exercícios diariamente. Pelo menos faça caminhadas de 20 a 30 minutos diários. Qualquer exercício, se praticado com regularidade, todos os dias, irá ajudar a reduzir a resistência à insulina, perder peso e aumentar a massa magra corporal.
  • Evitar o stress. Stress em demasia eleva as taxas de açúcar no sangue. Procure ter boas noites de sono, descansar. Pratique meditação, um excelente método para ter a mente e o corpo tranquilos.

8 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *